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sábado, 7 de agosto de 2010

Relacionamento com o Consumidor


Por Rafael Mauricio Menshhein

Uma das estratégias mais destacadas atualmente é o relacionamento com o consumidor, mas para que o profissional de Marketing possa criar este vínculo entre a empresa e o consumidor deve conhecer as variáveis que estão embutidas no mercado.
Poucos sabem que fidelizar um cliente é um investimento de longo prazo, usam estratégias apenas para vender um único produto e sentem-se felizes com isso, deixando com que a concorrência possa oferecer produtos e serviços com diferenciais no mercado.
O que ocorre é a falta de preparo para atender este consumidor que hoje tem muito mais conhecimento sobre os produtos que qualquer vendedor de uma loja, a Informação está disponível a qualquer hora do dia na Internet, o que permite que o consumidor possa comprar o que realmente necessita ou deseja.
Alguns dos pontos que mais influenciam no relacionamento entre o consumidor e as empresas são:
  • Ações sociais das organizações: a comunidade está mais atenta para empresas que prestam serviços sociais, com a intenção de devolver a sociedade a mesma atenção que lhe é direcionada na compra de produtos e serviços, também une a organização e as pessoas em favor do bem comum para todos;
  • Atendimento qualificado: hoje atender não é mais dizer o que o consumidor deve levar para a sua casa ou empresa, o vendedor deve tornar-se um consultor, instruído para demonstrar que produto se adapta da melhor maneira aos desejos e necessidades do consumidor;
  • Características do produto: algumas vezes o consumidor pode estar equivocado quanto ao produto que deseja comprar, mesmo conhecendo o produto existem certas características que o consumidor não conhece quanto ao uso, desta forma entra em ação a figura do consultor;
  • Ética da organização: um consumidor não irá comprar produtos de empresas que degradem o ambiente, que usem de meios ilegais para produzir ou que não respeite os direitos dos colaboradores e do consumidor, é importante que a ética faça parte da cultura organizacional;
  • Valor do produto ou serviço: o que torna o preço do produto adequado às suas características, não é o que a empresa oferta, mas o que o consumidor percebe;
  • Marca dos produtos e serviços: um consumidor que têm um bom relacionamento com uma determinada empresa sempre busca, em compras futuras, a mesma Marca, por isso é necessário que além de produtos e serviços, a empresa ofereça diferenciais para que o consumidor seja fidelizado;
  • Preço: atualmente as empresas não podem mais focar seus produtos em preços, o conjunto do mix de Marketing deve ser equilibrado e trazer a melhore relação benefício/custo ao consumidor, de forma perceptível; mas há casos em que o produto é praticamente igual ao do concorrente ou até mesmo um produto de mesma Marca, mas vendido em lojas diferentes irá atrair a atenção do consumidor para o preço diferente, então ele optará pelo menor preço.
Enquanto o mercado evolui há empresas que param no tempo, utilizam estratégias antigas ou não atualizam o seu foco, por isso é essencial que o profissional de Marketing estude o mercado, obtenha os dados antes da concorrência e elabora estratégias com a Informação correta.
O mercado é dinâmico, o consumidor conhece cada vez mais os produtos e serviços ofertados e chega em qualquer lugar mais informado, por isso é importante que toda a organização esteja preparada para criar um relacionamento com o consumidor, chegando ao sucesso e permitindo um feedback positivo na maior parte do tempo.

Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Relacionamento_com_o_consumidor_em_marketing.htm

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