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quarta-feira, 13 de abril de 2011

Celular e eletroeletrônicos são os produtos mais procurados neste trimestre


Pesquisa realizada pelo PROVAR/FIA indica alta de 2 pontos percentuais na intenção de compra dos consumidores em relação ao primeiro trimestre de 2011


Telefones celulares, eletroeletrônicos, câmeras e filmadoras serão os produtos mais procurados no varejo no segundo trimestre de 2011. Segundo uma pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo, em parceria com a Felisoni Consultores Associados, o índice de consumidores que pretendem comprar no segundo trimestre subiu 2 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre, passando de 71,8% para 73,8%. De modo geral, o segundo trimestre é um período economicamente mais dinâmico que o primeiro, e a alta é puxada por datas sazonais, como Dia das Mães e Dia dos Namorados.


Comparativo 2010/2011
Em relação ao segundo trimestre do ano passado, a intenção de compra caiu 0,8 pontos percentuais. Os produtos de "Cama, mesa e banho", "Material de construção", "Móveis", "Cine e Foto", "Linha Branca" e "Automóveis" apresentaram queda significativa em relação ao mesmo período de 2010.

Já as categorias "Eletroportáteis" e "Eletroeletrônicos" tiveram crescimento significativo. O nicho "Telefonia e Celulares" teve alta quando comparado com 2010 e "Informática" registrou queda. Apesar da redução percebida de 2010 para 2011, a pesquisa conclui que a intenção de compra continua em nível elevado.

A intenção de consumidores que pretendem comprar um imóvel caiu de 8% nos primeiros três meses do ano, para 6,2% no período de abril a junho de 2011. A intenção de gasto médio nesta categoria é de R$ 98.774,00.

Uma pesquisa paralela, realizada com 5803 internautas no estado de São Paulo, aponta queda na intenção de compras pela internet. O índice de pessoas que dizem quererem comprar via a rede mundial de computadores passou de 90% para 85%. Na comparação entre os mesmos períodos de 2010 e 2011, a intenção de compras pela internet apresenta crescimento de 4,7 pontos percentuais.

Consumo em alta

De janeiro a junho de 2011, é estimada uma variação positiva de 2,4% nas vendas de varejo, segundo a pesquisa trimestral de intenção de compra. Em 2010, dados do IBGE indicam que a variação no mesmo período foi de 5,6% de alta. Apesar de aparente diminuição nas vendas, os dados não indicam tendência de queda do consumo. Para o presidente do conselho do PROVAR e diretor da FIA, Claudio Felizoni, há uma tendência de acomodação do consumo num patamar mais baixo após um ano de grande crescimento. No entanto a tendência da economia é favorável para o setor varejista.

"A renda continua crescendo, os prazos médios de pagamento dilatados não se alteraram e isso segura o consumo", afirma o professor. Segundo ele, medidas tomadas pelo governo, como aumento de IOF, tiveram impacto específico, como no setor de automóveis. O risco de a inflação sair do controle preocupa, já que o aumento dos preços deteriora a renda das famílias. Mas o impacto de medidas como os recentes aumentos na taxa básica de juros ainda não deverão ser sentidos no varejo. "Em 2011 teremos um crescimento bom", diz Felizoni.


Intenção de compra por categoria
Telefonia e celulares12,8%
Eletroeletrônicos12%
Cine e foto11,8%
Informática11,4%
Móveis9,6%
Linha branca7,6%
Automóveis e moto6,2%
Material de construção6%
Eletroportáteis5,8%
Cama, mesa e banho1,8%
 O que mais caiu e subiu na intenção de compra dos consumidores
Queda significativaQuedaCrescimentoCrescimento significativo
Cama, mesa e banhoEletroportáteisInformáticaTelefonia e celulares
Material de construçãoEletroeletrônicos
Móveis
Cine e Foto
Linha branca
Automóvel


Por Fernando Cymbaluk

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