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quinta-feira, 5 de maio de 2011

Marcas aproveitam Dia das Mães para faturar




Extra, Riachuelo, Walmart.com e shoppings Anália Franco e Vila Olímpia investem em promoções para atrair consumidores


O Dia das Mães permite às marcas a possibilidade de se relacionar com os consumidores e aumentar as vendas, a partir de ações de Marketing que envolvem desde a entrega de brindes a sorteios de carros e casas. A data é a segunda em importância para o calendário comercial, ficando atrás apenas do Natal. De olho no movimento gerado pela comemoração, Extra, Riachuelo, Walmart.com e os shoppings paulistas Anália Franco e Vila Olímpia são algumas das muitas empresas que investem no período.
O Dia das Mães deverá representar um crescimento de 9,6% para o varejo, segundo a Pesquisa de Expectativa Empresarial da Serasa Experian. Seguindo essa tendência, o Extra preparou três promoções. A ação “Sonho em Família” sorteará uma casa, um automóvel Tucson, da Hyundai, e R$ 50 mil em barras de ouro para consumidores que fizerem compras a partir de R$ 60,00. Para estimular a utilização do cartão da rede como forma de pagamento, os clientes que comprarem com o Cartão Extra ganharão cinco números da sorte a mais para concorrer.
O Extra também quer estimular as vendas de sua linha têxtil Outono-Inverno. Nas compras a partir de R$ 20,00, pagas com o cartão da rede, a empresa dará pingentes folheados a ouro. Serão aproximadamente 80.000 cordões distribuídos nos Hipermercados Extras, entre os dias 5 e 8 de maio. Com a iniciativa, a empresa espera um crescimento de 25% nas vendas da categoria no Dia das Mães deste ano.
Varejo promove ações em lojas para presentear mãesO Extra também espera um bom desempenho no faturamento de eletroeletrônicos, que deve crescer 40% na data. Os aparelhos celulares são a aposta da rede, que projeta um aumento de 25% para a categoria. A empresa oferece ainda um total de 130 tipos de flores e prevê uma expansão de 15% nas vendas do segmento no período. Para divulgar as promoções, a rede do Grupo Pão de Açúcar criou uma revista distribuída em oito jornais de grande circulação do Sul, Sudeste e Nordeste. “Nossa estratégia perpassa por todos os momentos de consumo do nosso consumidor, desde a preparação para a comemoração até o almoço e os presentes de domingo”, afirma Cláudia Dancalov, Gerente de Marketing do Extra, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Também do Grupo Pão de Açúcar, a Mega Loja Ponto Frio de São Paulo terá um espaço dedicado às clientes com serviços gratuitos de manicure, maquiagem, massagem corporal e cabelereiros de 5 a 8. Para participar da ação, os consumidores devem gastar a partir de R$ 500,00 e pagar com o cartão Ponto Frio. A ação é válida até o dia 5 e as clientes poderão escolher entre as mais de 500 opções, como sessões de relaxamento, massagem e peeling.
De olho no Dia das Mães, a Lojas Colombo investe em brindes para ampliar as vendas. Os consumidores que gastarem R$ 300,00 ou adquirirem um celular Nokia 7020 terão direito a um kit de esmaltes da Impala com quatro opções de cores. Já os clientes das unidades premium em Caxias do Sul, nos shopping San Pelegrino e Iguatemi Caxias, ganharão desconto de 10% nas compras acima de R$ 300,00 ao pedirem pizzas nos estabelecimentos Dom Guilherme, Forneria Siciliana, Barollo Pizza, Belgrano, Nella Pietra e Donatello II. Os produtos receberão uma embalagem personalizada e um cupom que garante o abatimento.
Ações online para atrair internautasOutra empresa que aposta em proporcionar momentos diferenciados no Dia das Mães é aPandora Experiências. O site dará descontos de R$ 20,00 nos kits Spa e Beleza, Bem Estar e Top Spa. Para ter acesso à oferta, os internautas devem digitar o código MAEPANDORA no ato da compra. Entre as opções há passeios de helicóptero, consultoria de moda e degustação de espumantes.
Ainda na web, o Ponto Frio.com realiza um concurso cultural no Facebook, em que os internautas podem homenagear suas mães com músicas e ainda ganhar produtos, como notebooks, lavadoras, máquinas fotográficas e TVs de 32’’LCD Full HD. A cada dia da semana, a personagem “Mãe Maravilha” (foto) trará descontos paras as categorias no período.
A Marisa também promove um concurso que dará vales-compras de R$ 500 em sua fan pagena rede social até o dia 5. Os consumidores devem responder a pergunta, “Por que sua mãe é uma mulher incrível?” e aguardar o sorteio no dia domingo, dia 8. As frases serão avaliadas pela Fischer+Fala, agência que desenvolveu a ação, e pela equipe de Marketinga da Marisa. No total, cinco internautas receberão os prêmios.
Comércio virtual também é beneficiado O Dia das Mães também é uma data importante para o e-commerce, que faturou R$ 625 milhões em 2010 com a data, segundo dados da e-bit. Para 2011, a expectativa é de um crescimento de 20% nas vendas, alcançando um total de R$ 750 milhões. Acompanhando esta tendência o Walmart.com preparou ações de Marketing para atrair os consumidores no período.
O site realiza o concurso cultural “Viajando com Estilo”, em parceria com a Procter & Gamble, para promover a marca de cosméticos Olay. Para participar, os internautas devem responder a pergunta “O que você faria para sua mãe viajar em grande estilo?”, escolher umas das opções de destino, como Santiago, Montevidéu e Punta Del Este, e enviar uma foto representando sua resposta.
O Walmart.com também criou o hotsite “Estilo M”, para facilitar o acesso ao mix de produtos sugeridos como presentes para as mães. “O consumidor poderá encontrar opções segundo o estilo de cada uma, categorias e faixas de preço. Contamos com 70 mil produtos, distribuídos em 21 grupos. Com a iniciativa, pretendemos expor ao máximo nossos produtos e obter um crescimento de 80% nas vendas do e-commerce”, diz Roberto Wajnstok, Diretor de Marketing do e-commerce Walmart, em entrevista ao portal.
Riachuelo aproveita data para lançar coleçãoAs lojas de departamento também são beneficiadas pelo movimento gerado pela data comemorativa. Roupas, acessórios e calçados representam 30% das intenções de compra, segundo a pesquisa do Serasa Experian. Aproveitando o período, a Riachuelo lançou a coleção Black and White, com o selo “Acho Chic”, de Glória Kalil. A linha conta com camisas brancas e calças pretas com cortes diferentes, como sugestão para usar no trabalho.
A empresa conta ainda com duas estratégias de vendas, o Combinado Fashion e Preço Descolado. Na primeira, os consumidores poderão comprar três peças dos combos promocionais e ganhar descontos entre R$ 20,00 e R$ 70,00. As combinações foram sugeridas por Glória Kalil e entre as opções para montar o looks há bolsas, blusas, lenços e scarpins. Já no Preço Descolado, o cliente pode levar duas peças do mesmo gênero, tendo um abatimento na segunda. Na compra de uma blusa pólo feminina por R$ 25,90, por exemplo, a segunda sai por R$ 15,90. A ação também é válida para meias, camisas de gola alta e peças de tricô.
As iniciativas da marca têm o objetivo de atrair o consumidor com um diferencial na coleção. “Nossa maior aposta é o selo de Glória Kalil para agregar valor aos nossos produtos. Em seguida, a preocupação foi o preço, por isso lançamos estratégias de vendas casadas oferecendo descontos”, afirma Marcella Martins, Gerente de Marketing da Riachuelo, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Shoppings investem em sorteios de automóveis e vales-comprasOutros setores que também lucram com o aumento do fluxo de consumidores são os shoppings. No período, é comum ver os empreendimentos sorteando prêmios de alto valor agregado, como carros. Um exemplo são as ações promocionais do malls Vila Olímpia e Anália Franco, de São Paulo. O Anália Franco investiu R$ 700 mil no Dia das Mães e presenteará um cliente com um Mitsubishi ASX, além de sortear três prêmios de R$ 10 mil em compras na lojas participantes. Para concorrer é necessário gastar R$ 300,00 nas lojas do shopping.
O estabelecimento utiliza as promoções também como forma de relacionamento com os clientes. “Além de aproveitar o movimento, a ideia é retribuir a visita dos consumidores e recompensá-los por nos escolher. Para este ano esperamos um crescimento de 18% nas vendas do período, comparado aos 15% de 2010”, diz Fabíola Soares, Gerente de Marketing do Anália Franco, em entrevista ao portal.
Já o Vila Olímpia projeta um aumento de 20% a 25% no fluxo de consumidores neste Dia das Mães. O shopping sorteará uma BMW X1 18i e R$ 30 mil em compras, totalizando um investimento de R$ 800 mil. Os consumidores podem retirar seu cupom promocional a cada R$ 300,00 gastos no estabelecimento.
“O Dia das Mães é o nosso segundo Natal. No período próximo à data, todos os nossos esforços de Marketing são voltados para a comemoração. Comunicamos nossas ações no nosso site, revistas e jornais para captar o máximo de consumidores possíveis e projetamos para 2011 um crescimento de 20% nas vendas, acompanhando o aumento do tráfego de clientes”, afirma Emerson Lucas, Gerente de Marketing do Vila Olímpia, ao Mundo do Marketing.

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