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sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festas Juninas: Hora de vender com alegria


Consumo de itens como pipoca e canjica chega a dobrar em algumas lojas durante a quarta principal data sazonal do ano. Transformar o supermercado em um ambiente festivo é a melhor estratégia para agradar a seus consumidores.
Já virou tradição. Quem entra em uma das sete lojas da rede Nordestão no período de festas juninas encontra um ambiente dos mais animados. Sanfoneiros estão sempre presentes, prontos para entreter os clientes ao som do forró pé de serra, estilo musical popular no Rio Grande do Norte, área de atuação da empresa. São músicos locais, apoiados pelo projeto “Artista da Terra da Gente”, que valoriza eventos musicais nas lojas durante todo o ano. Quase três mil quilômetros distante das tradições nordestinas, a rede Avenida, com 21 lojas no interior paulista, também não deixa o mês de junho passar em branco. A empresa patrocina festas promovidas por escolas, igrejas e outras entidades, desde as mais tradicionais até novos eventos. Doa os produtos e tem sua marca divulgada amplamente nas festas. É um trabalho social, que também agrega valor à imagem da rede. “Aqui no interior essas festas são grandes acontecimentos para as cidades. Alguns desses eventos chegam a reunir 20 mil pessoas”, conta Tatiana Sismeiro, gerente de marketing.
Na hora de definir a decoração em loja, o capricho é ainda maior nas unidades localizadas em cidades menores, como Cândido Mota, com cerca de 30 mil habitantes. Além da área de vendas, toda a parte externa é decorada, o que torna o supermercado uma espécie de ponto turístico no período. “Muita gente vem para tirar foto perto do espantalho”, diz Tatiana.
O clima alegre, resultado de ações como as realizadas por essas duas redes, é o primeiro passo para fidelizar clientes e, claro, aumentar as vendas na data, considerada a quarta mais importante para o varejo de autosserviço. Quem confirma é Gabriel Cherubini, vice-presidente da Yoki, fabricante de diversos itens consumidos em larga escala nas festividades de junho. “É um momento em que a sociedade está em festa, e a loja tem a chance de reproduzir isso com decoração, ambientação e música”, afirma. “No campo ou nas áreas urbanas, o Brasil todo comemora as festas juninas, cada região à sua maneira”, completa. O resultado, além do clima festivo, aparece em forma de boas oportunidades de venda.

BARRACAS TÍPICAS: 
É possível adaptar a todos os tamanhos de loja
Neste ano, a expectativa da Yoki é de crescer 15% em relação ao mesmo período de 2010, que já havia sido bom em razão da dobradinha juninas e Copa do Mundo de futebol. O otimismo se justifica pela continuidade do aumento do poder aquisitivo da população. Em pontos de venda de todo o Brasil, a empresa promete montar seis mil barracas decoradas para exposição conjunta dos produtos mais consumidos na data. O número representa um aumento de quase 10% em relação ao ano passado, tendo sido consideradas lojas de todos os portes, com destaque para o pequeno varejo. “Nossas barracas são adaptadas a todos os tamanhos de loja. Mesmo pontos de venda onde não há espaço, é possível agrupar os produtos em ponta de gôndola”, afirma o executivo da Yoki.

DEPOIS DO DIAS DAS MÃES 
Essa é a hora de começar a festa
A Avenida é uma das redes adeptas da montagem de ilhas temáticas para a data. “Normalmente, são posicionadas perto do FLV, área de grande fluxo de clientes”, afirma Tatiana, gerente de marketing. O supermercado, porém, prefere bancar toda a ação por conta própria. O material das barracas fica armazenado nos depósitos e passa por reformas anualmente, logo após o Dia das Mães. Nas Festas Juninas, são utilizados para expor milho de pipoca, gengibre, pinhão, pé de moleque, paçocas, cravo, canela, entre outros itens cuja procura aumenta, em média, 35% em todas as lojas da rede paulista.
Há alguns anos, a Rede Avenida percebeu que até meados de agosto o consumo desses itens continuava em alta, por influência de algumas festas “tardias”, e decidiu mantê-los em exposição por mais tempo. Neste ano, as 21 filiais terão também comunicação visual no ponto natural de pipoca de micro-ondas, cujas vendas chegam a dobrar.

MILHO DE PIPOCA E DOCES 
Líderes em procura
Com forte atuação em São Paulo, a fabricante Hikari negocia durante o período de festas juninas 22% do seu volume anual de vendas. O maior aumento é registrado no pé de moleque e na paçoca, com alta de vendas de, respectivamente, 52% e 48%. Sazonalidade acentuada é observada ainda na comercialização de amendoim, com alta de 44%. A canjica branca e o curau de milho também sobem 42% nas festividades de junho. A fabricante montará barracas com seus produtos em 1.300 lojas neste ano.

PRODUTOS REGIONAIS 
Aposta do Nordestão
A força das festividades de São João nos Estados nordestinos faz com que o Nordestão acredite em crescimento de 50% nos produtos regionais, muito valorizados pelos seus clientes. Pamonha, bolo de macaxeira, canjica e pé de moleque costumam ser muito consumidos na data. Nos últimos anos, os bolos de fabricação própria também ganharam destaque durante as Festas Juninas.
E na sua região, qual iniciativa pode encantar a clientela: música, decoração atrativa, apoio a festas da comunidade? O importante é deixar seus clientes se contagiarem com a alegria do momento.
MAIS INFORMAÇÕES 
Hikari: www.hikari.com.br
Nordestão: www.nordestao.com.br
Rede Avenida: www.casaavenida.com.br
Yoki: www.yoki.com.br

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