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sexta-feira, 10 de junho de 2011

O que as marcas fazem para conquistar os consumidores no Dia dos Namorados



Ações de Marketing visam ampliar relacionamento com o público e aumentar vendas na data
O Dia dos Namorados cresceu em representatividade nos últimos anos. Hoje, para muitas empresas, a data disputa o terceiro lugar no calendário comercial com o Dia dos Pais, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Em 2011, a expectativa é de um aumento de 10% nas vendas em comparação a 2010, segundo dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
Marcas dos mais diversos segmentos aproveitam a data como oportunidade de relacionamento e possibilidade de conquistar novos clientes, a partir de ações que vão de sampling até comunicação no ambiente digital. Os shoppings também investem na data para faturar com o aumento do fluxo de clientes. As ações envolvem desde sorteio de carros e viagens a brindes como joias e porta-retratos. Pensando em proporcionar para os consumidores uma forma diferente de interação, o Plaza Shopping, em Niterói, no Rio de Janeiro, lançou a ação “Eternize seus momentos”.
A cada R$ 250,00 em compras, os casais poderão confeccionar o seu próprio flip book. Após apresentar a nota fiscal, os consumidores serão filmados durante sete segundos para a produção de fotos que irão compor o livro personalizado. Os clientes podem ainda tornar único o seu flip book, utilizando adereços e cartazes disponibilizados pelo shopping.
“Após a realização de pesquisas descobrimos que os consumidores do Plaza Shopping gostariam de um presente diferenciado. Foi aí que chegamos ao flip book. A iniciativa torna o brinde único e a possibilidade de customizá-lo traz um valor agregado para o cliente”, diz Luiz Melo, Gerente de Marketing do Plaza Shopping, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Prudence distribui produtos em São PauloTambém com o objetivo de se relacionar com o consumidor de forma diferenciada, a Prudence preparou ações de Marketing com foco na data. A marca de preservativos realizou uma blitz, percorrendo bares de São Paulo, entre os dias 26 e 28 de maio. A ação contou com promotores chamados de “cupidos”, que distribuiram amostras dos produtos e realizaram um correio elegante, entregando bilhetes entre os consumidores solteiros nos estabelecimentos.
A escolha pela cidade de São Paulo foi estratégica. “São Paulo é um mercado onde temos um bom recall, mas a participação da marca é um pouco reduzida. As ativações com sampling permitem aos consumidores conhecerem o nosso portfólio de produtos, que dispõe atualmente de 25 tipos de preservativos”, diz Denise Santos, Gerente de Marketing da DKT, empresa detentora da marca Prudence, em entrevista ao portal.
A ação “Prudence te dá uma forcinha” não se limitou à entrega dos preservativos. Nesta semana, a marca entrará em contato com os consumidores impactados pela blitz para descobrir se algum romance vingou. Caso tenha sido formado algum casal, o mesmo será premiado com kit de produtos e uma noite em um motel pago pela Prudence.
A marca também aproveita a data para lançar o “Kit Fetiche”, produto voltado para o momento íntimo dos consumidores, composto por preservativos Extreme e Ultra Sensível, gel de morango, uma venda para os olhos e uma pena. O lançamento está sendo comercializado em edição limitada e a empresa espera um aumento de 30% nas vendas com o produto.
Interação com consumidores no FacebookOs solteiros não estão de fora das ações da Prudence. Nas páginas do Twitter e do Facebook da marca, os internautas podem criar uma frase a partir do mote “Prudence te dá uma forcinha”. A frase que for selecionada pela empresa ganhará um Kit Fetiche e preservativos da marca.
A internet e as redes sociais também são utilizadas por outras marcas para se relacionar com os consumidores na data. A Giuliana Flores criou um aplicativo no Facebook em que os usuários podem enviar flores online para os seus amigos. A ideia é promover o romantismo e divulgar a marca de maneira interativa. Já as empresas RennerAriel e O Melhor da Vida realizam concursos culturais na rede para os casais que enviarem para os perfis das marcas as fotos mais românticas.
A Suvinil, buscando se aproximar dos consumidores na data, é outra marca que utiliza o Facebook como plataforma de interação. A empresa desenvolveu o aplicativo Amizade Colorida, que permite aos usuários escolherem um amigo na rede e medir o grau de afinidade entre eles. A Claro dá continuidade a sua estratégia online utilizando uma websérie, no Youtube, com o Marcelo, personagem da ação anterior, realizada no Dia das Mães. Agora, o protagonista deve manter seu relacionamento com a namorada, que tem ciúmes do tempo que ele passa com seu smartphone.
Promoções em planos da Claro no Dia dos NamoradosPara a operadora de telefonia móvel, o Dia dos Namorados é uma das datas mais significativas. Segundo dados da pesquisa de Expectativa Empresarial do Serasa Experian, 19% das intenções de compra no período são de celulares e smartphones. Para conquistar esta fatia do mercado, a empresa desenvolveu duas linhas de comunicação com os consumidores, as plataformas “Sem Parar” e “Toda Hora”, para aparelhos pré-pagos.
Voltada para os clientes que se estendem em uma chamada única, a promoção “Sem Parar” oferece chamadas para qualquer Claro no Brasil por apenas R$ 0,25. Já a plataforma “Toda Hora” é para consumidores que realizam várias ligações por dia. Ao recarregar R$ 30,00, o cliente ganha um bônus diário de R$ 35,00.
A empresa também oferece vantagem para quem adquirir planos pós-pagos. “Para o Dia dos Namorados estamos dobrando os benefícios para os consumidores. Quem adquirir os planos pós da Claro ganhará 10 mil minutos e o dobro do pacote de dados para internet por um ano. Embora este planos tenham como foco as família, os casais também poderão usufrui destas vantagens e permanecer por mais tempo conectados”, afirma Erick Fernandes, Diretor de Marketing da Claro, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Parceria entre marcasO Dia dos Namorados também estimula a parceria entre empresas, que devem movimentar o e-commerce no Brasil. A e-bit prevê um aumento de 20% em comparação a 2010 e espera que a data fature R$ 720 milhões em 2011. Para aproveitar este crescimento, a Samsung se uniu a Kopenhagen e a Tim. Na compra do Galaxy Mini, Omnia Pro, Galaxy S ou Galaxy Tab, nas lojas da operadora, os consumidores recebem um vale no valor de R$ 25,00 para trocar por produtos da Kopenhagen.
O site a vida é bela, em conjunto com a AppleeBee’s, promove um  concurso no Facebook. Os casais que curtirem a página da rede de restaurantes e enviarem fotos concorrerão a experiências do portal e vouchers no valor de R$ 200,00 para consumo nos restaurantes da Apple Bee’s. A promoção é válida para as lojas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Já o Mercado Pago se uniu aos portais Peixe Urbano, Hotel Urbano, Imperdível, Q Pechincha, Mel na Boca, Bendita Oferta e Local Club e Casa das Essências. Os consumidores puderam encontrar pacotes turísticos, perfumes, joias e álbuns fotográficos na última quinta-feira, dia 2, com 63% de desconto. O objetivo era aliar os descontos proporcionados pelos sites de compra coletiva às vantagens que o Mercado Pago se propõe a disponibilizar para os clientes, como rapidez e segurança no pagamento. 

Veja outras ações de Marketing que as marcas realizam para o Dia dos Namorados
:: A Nescafé Dolce Gusto dá R$ 50,00 ou R$ 100,00 de bônus para os consumidores que comprarem as máquinas de café espresso da marca, na ação “Surpreenda quem você ama”. Os clientes receberão o crédito na conta corrente e para ter direito devem enviar o código da embalagem para o hotsite da ação. Os modelos Circolo e Melody dão direito à maior quantia, enquanto o aparelho Piccolo permite o bônus de R$ 50,00;
:: A Cacau Show criou um hotsite, ilustrado pelo artista plástico Luciano Martins, com dicas de produtos da marca como presente para o Dia dos Namorados. A empresa realiza ainda um concurso cultural que dará duas viagens com acompanhante para o Rio Quente Resort, em Goiás. Para concorrer, os consumidores devem responder a pergunta “Como você vai surpreender no Dia dos Namorados?”;
:: A Veuve Clicquot  dará estojos para garrafas da marca de champagne aos consumidores que comprarem o produto nos restaurantes Canvas e Yabanyi, em São Paulo;
:: A Centauro realiza a promoção “Paixão em Dobro”, que sorteará dois Smarts 0 km e dois kits da Asics Para concorrer, os consumidores devem comprar R$150,00 em produtos da marca;
:: A Levi's criou bonecos confeccionados a partir de sobras de jeans para serem vendidos como opção de presente no Dia dos Namorados. O produto foi batizado de BonECO, em referência à origem reciclável. O lançamento está disponível em todas as lojas da marca.
:: A M&M’s lançou latas decoradas com 100g de confeitos para os consumidores que desejarem presentear suas companheiras com chocolates;
:: O Melhor da Vida se uniu a Bourbon Ibirapuera e ao Superdownloads para presentear os casais com um diária no Bourbon Convention Ibirapuera. Para concorrer ao prêmio, os consumidores tiveram que enviar uma foto romântica para o Facebook e curtir as páginas do Superdownloads e do O Melhor da Vida;
:: A Renner também realizou uma ação semelhante para promover o lançamento de sua página no Facebook. Os casais deveriam postar imagens juntos no mural da marca e os consumidores que tiverem a foto mais curtida ganharão uma viagem para Fernando de Noronha;
:: O Submarino Viagens criou promoções voltadas para a data. No hotsite da empresa, os internautas podem encontrar hospedagem em Porto de Galinha, por seis vezes de R$ 13,00, e Ilhabela, também em seis parcelas de R$ 18,00. Há ainda opções internacionais para destinos como Bariloche, Nova York e Paris, com parcelas a partir de U$ 58,00;
                                                                                                                                                     
:: A Chocolat du Jour fez uma parceria com o florist Vic Meirelles para criar embalagens com arranjos florais e produtos da marca. Cada uma das criações foi desenvolvida em uma caixa de madeira assinada e utiliza diferentes tipos de flores e chocolates em sua montagem;
:: O shopping Anália Franco realiza a promoção “Vai ser impossível ficar sozinho”, que sorteará um Hyundai i30. Para concorrer, os clientes devem consumir R$ 200,00 nas lojas do estabelecimento e trocar as notas por um cupom;
:: O shopping Grande Rio sorteará um Citroen C3 Sonora. Os consumidores poderão concorrer ao prêmio trocando notas fiscais de compras realizadas no estabelecimento a partir de R$ 250,00;      
                                                                                       
:: Para proporcionar uma experiência romântica aos casais, o NorteShopping  fechou uma parceria com o restaurante japonês Gendai. Os clientes poderão ganhar um jantar a dois, nas compras a partir de R$ 250,00 no estabelecimento, apresentando as notas fiscais no segundo piso do shopping.

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