Páginas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A importância do Layout no PDV

Em layoutização, são os detalhes que fazem a diferença

Parece difícil acreditar que uma simples mudança na altura de uma gôndola, ou nas cores utilizadas nas paredes da loja podem fazer a diferença no faturamento de uma perfumaria no final do mês. O consumidor pode até não prestar atenção nesses detalhes, mas o simples fato de ele se sentir bem e à vontade na sua loja, encontrando o que deseja sem dificuldade, fará com que ele se lembre da experiência vivenciada na sua loja ao decidir onde comprar em uma próxima oportunidade.
Hoje, os donos de perfumarias estão abrindo os olhos e enxergando essa realidade, buscando atualizar os seus pontos de acordo com uma nova realidade. Eles já sabem que investir no layout da loja é essencial para atrair consumidores e até estimulá-los a comprar mais.  “Para o varejista, vale a pena investir na layoutização, porque o aumento nos lucros é garantido. Temos acompanhado a melhoria nos resultados das lojas que reformamos e esse aumento gira em torno de 40%”, afirma José Antônio da Silva, gerente da Picolo, empresa especializada há 15 anos em montagem de perfumarias e drogarias.
Régis Rodero, diretor da Metalfarma, completa: “Uma loja moderna, ampla, com ofertas e produtos bem expostos é cada vez mais valorizada pelo público. As grandes perfumarias atualizam os layouts das lojas, em média, a cada dois anos para atrair e fidelizar seus clientes. O conceito deve ser o mesmo para os menores” cita.

Entre as tendências que estão em alta na layoutização das perfumaria estão gôndolas mais baixas e corredores mais largos. Segundo a Apotheka, multinacional espanhola especializada na montagem de lojas de beleza, saúde e bem-estar,  estudos demonstram que o que se vê, vende. Por isso, quando um cliente se depara com gôndolas altas e corredores estreitos, seu campo de visão sobre os demais produtos expostos na loja ficam limitados e, conseqüentemente diminuem as chances desse cliente comprar por impulso. Ou seja, o PDV sai perdendo. “As pessoas não conseguem andar olhando para os lados, do contrário, cairiam no chão e isso por si só explica o fato de que corredores amplos ou gôndolas dispostas em curva aumentam  significativamente o giro das mercadorias”, explica Marcos Plana, diretor da empresa no Brasil.
Mais um detalhe apontado pelo executivo são as disputadas pontas de gôndolas. Naturalmente, elas já são o destino natural de fixação dos olhos. E por um motivo que exemplifica um dos grandes problemas o varejo especializado brasileiro:  para não correr o risco de  bater o corpo ao passar entre os corredores apertados. “As pontas de gôndola, por si só, já apresentam alto giro na venda de
produtos. Ao adequar o layout da loja, você potencializa a venda nas pontas de gôndolas, ao mesmo tempo em que “esquenta”  outros setores da loja até então apagados”, complementa Marcos Plana.
A atenção a esses detalhes só tendem a trazer benefícios para o dono de uma perfumaria: maior giro, aumento das vendas e aumento no tempo que o cliente permanece dentro da loja, pois o ambiente fica mais agradável e, com a visibilidade melhor, ampliada, ele poderá controlar melhor os clientes e diminuir as perdas.
Segundo a POPAI Brasil, para conseguir fazer com que o consumidor volte uma segunda vez a sua loja, o lojista deve criar ambientes e cenários que remetam a este consumidor o momento de utilização do produto. “As pessoas não compram produto, a propaganda não vende produto. Vendem e compram a “emoção” de um momento. E para atrair o consumidor é preciso entender o que ele foi buscar e criar ambientes que façam ele desejar aquele produto, que desperte o interesse de compra e de necessidade”, opina Luciana Barreto, diretora executiva da entidade..
Além disso, traçar um perfil de quem é seu consumidor e o que ele busca em seu varejo também é ponto-chave para tal conquista. Observar, perguntar e acompanhar uma compra pode fazer toda a diferença: “É preciso estar atendo à mensagens que o consumidor deixa todos os dias em sua loja. Pois o consumidor de hoje busca a conveniência; produto e preço ele encontra em qualquer lugar. Então o diferencial deste varejista tem que estar em seu atendimento, em seu espaço aconchegante e no respeito ao ritmo deste consumidor” completa Luciana, e ainda segundo ela, isso fará com que ele volte e busque esta conveniência, este diferencial que talvez não tenha encontrado na porta ao lado.

Fonte: http://www.beautyfair.com.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=917



Existem algumas empresas que oferecem esse serviço para o cliente, como por exemplo a REAL DISTRIBUIDORA  especializada em higiene e beleza.Além disso um dos pilares da empresa é o layout.
http://www.realdistribuidora.net/

5 comentários:

  1. LAYOUTIZAÇÃO: POR QUÊ FAZER?

    Em função da ampliação do mix de produtos, das vendas fracionadas, do gerenciamento por categorias de varejo estão fazendo com que os supermercados repensem a forma de expor seus produtos.A idéia é concentrar dentro da loja produtos de higiene, beleza, limpeza, bazar, alimentos, bebidas, padaria, açougue e hortifruti, com decoração, disposição adequada, atendimento e comunicação visual diferenciados.
    Pode-se definir layout como as partes essenciais ou elementos que auxiliam a loja para uma produtividade máxima. Em outras palavras, ”layout é o arranjo interior da mercadoria das lojas, móveis e equipamentos para maximizar a conveniência do cliente a um custo mau reduzido para o varejista” (SPOHN e ALLEN,1997. p.113) . Já Las Casas (2004, p. 173), atribuí layout como “as partes essenciais ou elementos que auxiliam a loja para uma produtividade máxima.”. Mesmo com várias definições, o objetivo da layoutização é único, é fazer com que o consumidor se sinta à vontade e compre muito mais mercadorias.
    O layout pode mudar a realidade de uma loja, garantir o conforto dos consumidores e também melhorar o as vendas. Mas para isto precisamos estudar o espaço, distribuir bem as áreas permitindo assim uma melhor funcionalidade. Segundo Cláudio Lima, consultor de marketing e varejo, balisa layoutização da seguinte forma:

    Para poder planejar corretamente o espaço de uma loja, é indispensável saber que tipos de produtos serão expostos, quantas pessoas você vai atender por dia, qual o estoque necessário e qual o seu público alvo. As respostas lhe permitirão saber qual a imagem que seu estabelecimento comercial deve ter para tornar-se uma referência na paisagem da rua. (REVISTA GÔNDOLA, 2005, p.22)

    ResponderExcluir
  2. Não existe uma fórmula pronta ou modelo para aplicar o layout, mas para uma loja de vizinhança o layout deve ser alegre e leve. As gôndolas iluminadas e com desenho diferenciado acolhem o consumidor e estimulam a experimentação de novos produtos. Porém o espaço deverá ser distribuído da forma mais eficaz possível, lembrando que as lojas menores, poderão apresentar dificuldades para uma distribuição eficiente. Desta forma, a layoutização busca a ampliação do mix, implementando um material de comunicação visual apropriado para a seção e aplicar o gerenciamento por categoria com metodologia aplicada para o varejo. A organização das prateleiras ensina ao supermercadista a trabalhar todos os seus produtos com categoria, comprando pouca quantidade e otimizando o investimento. “A chave do layout é melhorar o serviço ao consumidor, aumentar a produtividade da loja e reduzir os custos proporcionais” (LAS CASAS, 2004, p.175)
    Assim, a layoutização compreende como uma análise de posicionamento das áreas de higiene, perfumaria, limpeza, alimentos, bebidas, bazar, laticínios, padaria, hortifruti e açougue; dentro da loja e sua mudança para o ponto considerado ideal.
    O layout deverá observar aspectos operacionais e comercias, colocando pelo menos um produto de alto giro em cada corredor. As prateleiras deverão ter uma altura de 1,45 e 1,75 metros, pisos claros e corredores amplos complementam a layoutização de um ponto de venda.Avaliar também o bom funcionamento dos acessórios da loja, também é um atributo da layoutização. Verificar os estados dos carrinhos, quantidade, tamanhos, bom funcionamento, as gôndolas, se estão limpas e com altura compatível e sempre abastecidas, são formas de agregar o layout da loja.
    Percebe-se que o layout deverá observar desde a entrada de sua loja, com portas amplas, facilitando o máximo acesso, além de um espaço interno adequado, circulação de pessoas, sinalização interna, exposição de produtos, área de vendas, estoque, fachada, prateleiras, caixas. O layout nunca deverá ser estático, o acompanhamento do mercado e as exigências do consumidor auxiliam nas mudanças, permitindo assim um espaço agradável ao consumidor final.

    ResponderExcluir
  3. Para aplicar o layout no PDV é necessário ter a mente aberta e aceitar as mudanças. ->"A mudança é o progresso através do qual o futuro invade nossas vidas." - Alvin Toffler

    ResponderExcluir
  4. ola, prazer, eu estava lendo seus post achei muito interessante, estou no ultimo ano na UENP, este ano irei inicar uma monografia sobre esse tema, "A importancia do layout no pdv", tenho poucas fontes a respeito deste tema, como voce sabe muito a respeito,se voce poder me indicar alguns autores eu agradeceria mto, obrigado. Se poder entrar em contato; gustavoguilherme_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem? Não temos muitos autores que falam da layoutização, gerenciamento de produtos e marcas. Temos estudos de Nilsen e pesquisas de mercado. Caso queira bater um papo me adicione no MSN: ludyraquel@hotmail.com, talvez eu possa te ajudar. Conversando será a melhor maneira de entender sua monografia e te passar os materiais pertinentes ao trabalho... Boa sorte!

    ResponderExcluir