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terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os maiores erros de Marketing de 2010

 

 

http://errosdemarketing.blogspot.com/


Autor do blog Erros de Marketing aponta deslizes de empresas neste ano

Por Thiago Terra, do Mundo do Marketing | 17/12/2010
O Mundo do Marketing este ano, além de noticiar as principais e maiores estratégias e ações de Markerting no Brasil como de costume, inovou ao hospedar o blog Erros de Marketing. Como nem tudo são flores, o espaço apresentou erros de estratégia, planejamento e execução de projetos que poderiam dar certo, mas que por algum motivo explicitaram os equívocos em departamentos de Marketing.
A lista de erros é extensa e conta com nomes de peso do mercado internacional. Nestlé, Pão de Açúcar, Procter & Gamble, Toyota e Hyundai são os destaques. Como toda a história tem sempre um lado bom, os erros cometidos em 2010 podem ser um aprendizado para o ano que chega e, com ele, os desafios e decisões tomadas pelos profissionais de Marketing.
Uma das lições que fica é o poder que o boca a boca negativo tem para destruir a reputação, seja da marca que for. Outro erro recorrente este ano foi a falta de planejamento em ações como a chuva de Twix, que decepcionou grande parte dos consumidores do produto. Sem contar o desastre da P&G quando deixou cariocas em pânico com uma ação promocional durante um período de conflitos entre traficantes e policiais.
Como não fazer Marketing
De acordo o autor do blog Erros de Marketing, esse foi um ano cheio de aprendizados e também de afirmação de que o consumidor que se sente enganado pode espalhar sua insatisfação para milhares de pessoas. “O anúncio que "eliminou" o Brasil da Copa 2010 publicado pelo supermercado Extra na Folha de São Paulo nos ensinou também sobre a importância do cuidado com detalhes e revisões”, diz o autor, que tem sua identidade preservada porque é um profissional de Marketing de uma multinacional, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Uma promoção da P&G colocou ainda mais medo na população do Rio de Janeiro no mês de novembro. No projeto "Caixas Misteriosas", relacionada à promoção Avião do Faustão, a empresa decidiu fazer uma ação de guerrilha espalhando caixas pela cidade, o que fez com que o esquadrão antibomba fosse acionado. “O resultado foi, literalmente, bombástico e saiu como algo negativo em quase todos os meios de comunicação”, escreveu o autor no blog.
Falando nos piores erros do ano, a propaganda do "tchó tchó" da Hyundai mostrou como não se deve usar eventos para “impor” novos hábitos. Patrocinadora oficial da Copa 2010, a montadora decidiu criar um "novo jeito de torcer" que não teve sucesso. Para piorar, a marca não mostra e nem cita nenhum de seus produtos ou benefícios durante o filme.
Errar para aprender
Apesar de parecer, erros como esses não ocorrem apenas com profissionais incompetentes ou despreparados. “Imagino que os supostos erros que postamos são exemplos de resultados obtidos por profissionais bem intencionados, que genuinamente queriam fazer algo de bom para as suas marcas. No mínimo eles nos ensinam que é preciso muito mais que boa intenção para gerar resultados positivos”, aponta o autor de Erros de Marketing.
Assim como a Mars ensinou como não fazer uma chuva de Twix. A primeira falha desta ação foi limitar o acesso para duas mil pessoas e deixar outras duas mil de fora, sem considerar nem mesmo os que haviam chegado ao local no horário recomendado. Outro erro foi que a empresa garatiu distribuir 16 mil unidades do chocolate durante dois minutos. Nos vídeos postados na internet percebe-se, porém, que a “chuva” também foi feita com papel picado junto ao produto.
Resta saber o que origina tais erros e o que os profissionais de marketing podem fazer para evitar isso. “Alguns erram por incompetência, outros por pressa e outros por pura falta de sorte. Em geral, essas parecem ser as principais causas do deslizes, mas não dá para negar que alguns desses erros vêm do risco que algum gestor decidiu tomar no passado ao querer inovar demais", acredita.
Dicas para evitar erros
O autor apresenta algumas dicas que podem ajudar os profissionais de Markerting a evitarem os erros. Primeiro é planejar bem. “Querer lançar as coisas sem dedicar um tempo de qualidade ao pensamento estratégico e ao planejamento aumenta as chances de fracasso. Depois, contrate profissionais experientes e qualificados, não o seu sobrinho só porque ele gosta de desenhar. Por fim, aprenda rápido com os erros para não repetí-los e aprenda com os erros dos outros”, ensina.
O propósito do blog Erros de Marketing não é apenas apontar os equívocos e nem diminuir o trabalho feito nas empresas. “O objetivo principal do blog não é o de atirar pedras nas campanhas, mas gerar ricas discussões sobre a efetividade de tudo o que fazemos. O Marketing não é uma ciência exata e não há apenas uma forma de fazê-lo bem”, explica.
Desta forma, ele acredita que não há como estabalecer o que é certo e o que é errado, mas, quanto mais questionamentos forem feitos quanto a ações criadas para o dia a dia, mais o profissional de Marketing desenvolverá o mercado. “Isto é o que nos ajudará a sermos mais criteriosos em nossas próprias idéias e execuções no futuro, o que pode aumentar nossas chances de sucesso”, completa.

Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/9,16895,os-maiores-erros-de-marketing-de-2010.htm


20 de dezembro de 2010

TOP 10 ERROS DE MARKETING DE 2010

2010 foi marcante para o Erros de Marketing, pois foi nosso primeiro ano!
Nesse período, nossos textos foram lidos mais de 250.000 vezes e passamos de 18.000 seguidores no twitter (@errosdemkt).

Acima de tudo, esse foi um ano de muito aprendizado. Publicamos mais de 150 casos de possíveis erros de execução, estratégia e planejamento ou simplesmente... de puro azar (que não deixa de ter um impacto na marca da mesma maneira). Nosso objetivo com isso não é o de difamar pessoas ou ditar o que é certo ou errado, mas o de incentivar discussões e um pensamento crítico que nos ajudarão a ter mais chances de sucesso no futuro.

Vale a pena relembrar alguns desses casos:

TOP 10 "ESCORREGADAS" DE MARKETING DE 2010:

1) PÃO DE AÇÚCAR ELIMINA O BRASIL DA COPA DO MUNDO:
Dói só de lembrar do dia em que alguém publicou um anúncio do hipermercado Extra (patrocinador da seleção) na Folha de São Paulo lamentando a saída do Brasil da Copa, antes de termos perdido o jogo!
O grupo Pão de Açúcar diz que a culpa foi do jornal e Abílio Diniz se desculpou no Twitter. Mas ficou bem feio....


2) NESTLÉ LANÇA BEBIDA ALPINO SEM ALPINO:
Quem não se lembra desse caso? A Nestlé laçou uma linha de bebidas prontas chamada "Fast" e uma delas era de Alpino. Ou melhor, sabor Alpino, já que a própria embalagem dizia que o produto não continha Alpino. O caso gerou reclamações no CONAR e manifestos na internet. A empresa foi notificada, precisou se desculpar em público e mudar o rótulo do seu produto.



3) TOYOTA FAZ RECALL MOSTRUOSO:
Esse ano foi bem feio pra Toyota. Foram tantos recalls anunciados que a empresa precisou suspender a sua produção mundial até que todos os defeitos fossem identificados. Na internet, chegaram a dizer que a empresa ia ter que trocar o seu call center por um "recall center" e a cotação da ação da empresa, tomou um belo baque.



Mas não foi só a Toyota que precisou fazer recall. Muitas outras empresas de veículos acabaram usando esse artifício. Foram tantos recalls que os consumidores já estão se acostumando com esse absurdo...

4) O "TCHÓ TCHÓ" DA HYUNDAI NA COPA DO MUNDO:
A montadora fechou um super patrocínio pra Copa e gastou milhões pra divulgar uma campanha que tentava criar uma nova maneira pra torcer nos jogos. A idéia não pegou e ainda virou chacota. Não sei se as vendas da empresa responderam ao investimento. Mas, no mínimo, poderiam ter tido um retorno muito melhor sobre esse investimento com uma idéia melhor...


Falando em Copa do Mundo, que tal relembrar os piores planos de Marketing da Copa??

5) PROMOÇÃO DA P&G COLOCA MEDO NA POPULAÇÃO:
A P&G, eleita anunciante do ano, decidiu fazer sua primeira grande campanha corporativa no Brasil esse ano. Fechou a ação do "avião do Faustão", um remake da antiga promoção do caminhão.
Tudo parecia ir bem quando... a empresa deicidiu espalhar caixas que supostamente teriam caído de aviões no meio da cidade do Rio de Janeiro. O problema é que isso aconteceu bem no momento em que o Rio passava por um período de extrema insegurança com o conflito entre policiais e traficantes. Resultado: a mpopulação ficou com medo, o esquadrão antibomba foi chamado e a imagem rodou todos os notíciários policiais do país!

6) VOLVO E AUDI PASSAM MUITA VERGONHA:
Que tal falhar em uma apresentação ao vivo para a imprensa sobre seu novo dispositivo de segurança? E capotar o carro em plena demonstração de um novo veículo? Pior que aconteceu de verdade...



7) PROMOÇÃO DA NESTLÉ COM BICHINHOS VIROU MICO:
Essa história ainda não terminou... mas já era pra ter terminado há muito tempo. Depois de criar uma pequena novela sobre bichinhos da flores nos intervalos da novela das 8, a Nestlé começou a vender esses bichinhos por "apenas" R$27 em produtos + R$27. Sobrou bichinho até... a promoção foi prolongada pro Natal e o preço abaixou. Mas pelo tanto de bichinhos que ainda vejo nas lojas, vamos ver pelúcias da Nestlé sendo distribuídas de graça na próxima Páscoa.


8) BURGER KING É FLAGRADO COM QUEIJO VENCIDO:
Enquanto estava veiculando uma grande campanha sobre o queijo que estava em um novo sanduíche, uma lanchonete da rede no Rio de Janeiro foi flagrada usando queijo vencido.. saiu até no Fantástico.


9) CHUVA DE TWIX VIROU GAROA:
A Mars programou uma super distribuição de Twix na avenida Paulista, em São Paulo, mas as máquinas emperraram e os consumidores viram, na verdade, um chuva de papel e uma "garoa" de chocolate.

10) CAMPANHA ELEITORAL BIZARRA DE JEFFERSON CAMILLO:
Pra fechar a lista com chave de ouro, uma homenagem à bizarra campanha eleitoral do candidato a deputado chamado Jefferson Camillo, que tentou sensibilizar o eleitorado usando uma propaganda que mostrava 3 pessoas numa banheira de motel. Pra quem não sabe, ele não conseguiu se eleger (ficou bem longe, aliás).


A lista poderia ir mais longe. Não incluímos, por exemplo, o caso da Topper (
que começou uma grande campanha sobre a invencibilidade da seleção brasileira de futsal dias antes da seleção perder), o super investimento da Schincariol sobre a Devassa  (que até agora não deu retorno), a inútil mudança da cor da lata da cerveja Brahma (pra que eles gastaram tanto divulgando isso?), etc.
Nosso desejo é que em 2011 aconteçam muito menos erros! Mas, se alguém errar, vamos estudar o caso afinal... é errando que se aprende! 

Fonte: http://errosdemarketing.blogspot.com/

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