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sábado, 19 de junho de 2010

Briefing: Definição e modelo prático

Definição de Briefing:
Brief:
1.adj. breve, curto. Sin. Short, concise. Ant. Prolonged. - s. sumário, resumo; breve
apostólico. -ly,adv. brevemente, em resumo.
(Great Dictionary English-Portuguese)
2. Soma de conhecimentos que abrangem a situação de mercado e o produto ou serviço em
relação a suas características intrínsecas, aos concorrentes e aos objetivos gerais da
empresa e do plano de marketing, em termos de venda ou imagem.
(Dicionário de termos de marketing.

 

Modelo de briefing

Nome da empresa (insira o nome da empresa)
Nome do projeto ou campanha (insira o nome da campanha)
Data de realização:

Tarefa (o que deve ser realizado nesta atividade)

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(deixe um espaço aqui)
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Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar)

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(deixe um espaço aqui)
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Objetivos do negócio

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(deixe um espaço aqui)
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Objetivo desta comunicação

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(deixe um espaço aqui)
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Contexto do projeto: (detalhes relevantes do contexto)

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(deixe um espaço aqui)
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Estratégia

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(deixe um espaço aqui)
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Público alvo

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(deixe um espaço aqui)
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Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso publico alvo a agir da maneira como desejamos?)
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(deixe um espaço aqui)
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Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)
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(deixe um espaço aqui)
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Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.)
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(deixe um espaço aqui)
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Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)
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(deixe um espaço aqui)
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Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)
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(deixe um espaço aqui)
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Orçamento:
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(deixe um espaço aqui)
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Datas chave:
Data do briefing:
Conceitos criativos apresentados pela agência:
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(deixe um espaço aqui)
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Participaram da elaboração deste documento: (insira aqui os nomes de todos os envolvidos)

Mãos à obra

Está aí. Agora está com você. Vista o seu chapéu pensador, ligue ou sente-se com os outros envolvidos e aplique este modelo. Você acaba de economizar alguns milhares de reais e possivelmente, elucidado, ou ao menos, abordado as principais questões que permitirão ao seu empreendimento tornar-se um sucesso
Ludmila Raquel de Moura Borges.
Fontes:
http://www.scribd.com/doc/6031940/Briefing-Definicao;
http://webinsider.uol.com.br/2006/11/13/criatividade-para-fazer-um-briefing-claro-que-voce-tem/

Um comentário:

  1. Pessoal este modelo de Briefing é simples e prático.
    Já utilizei dele várias vezes e todas as vezes obtive sucesso.
    Espero que seja útil.
    Ludmila Raquel.

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