Definição de Briefing:
Brief:
1.adj. breve, curto. Sin. Short, concise. Ant. Prolonged. - s. sumário, resumo; breve
apostólico. -ly,adv. brevemente, em resumo.
(Great Dictionary English-Portuguese)
2. Soma de conhecimentos que abrangem a situação de mercado e o produto ou serviço em
relação a suas características intrínsecas, aos concorrentes e aos objetivos gerais da
empresa e do plano de marketing, em termos de venda ou imagem.
(Dicionário de termos de marketing.
Modelo de briefing
Nome da empresa (insira o nome da empresa)
Nome do projeto ou campanha (insira o nome da campanha)
Data de realização:
Tarefa (o que deve ser realizado nesta atividade)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Objetivos do negócio
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Objetivo desta comunicação
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Contexto do projeto: (detalhes relevantes do contexto)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Estratégia
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Público alvo
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso publico alvo a agir da maneira como desejamos?)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Orçamento:
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Datas chave:
Data do briefing:
Conceitos criativos apresentados pela agência:
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Mãos à obra
Está aí. Agora está com você. Vista o seu chapéu pensador, ligue ou sente-se com os outros envolvidos e aplique este modelo. Você acaba de economizar alguns milhares de reais e possivelmente, elucidado, ou ao menos, abordado as principais questões que permitirão ao seu empreendimento tornar-se um sucesso
Ludmila Raquel de Moura Borges.
Fontes:
http://www.scribd.com/doc/6031940/Briefing-Definicao;
http://webinsider.uol.com.br/2006/11/13/criatividade-para-fazer-um-briefing-claro-que-voce-tem/
Pessoal este modelo de Briefing é simples e prático.
ResponderExcluirJá utilizei dele várias vezes e todas as vezes obtive sucesso.
Espero que seja útil.
Ludmila Raquel.