Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

DICAS VALIOSAS (Sucesso em Marketing, Lidar com Fofoca no Trabalho, Regras para Boa Imagem, Aprimoramento Profissional, Atender bem o Cliente, Comunicção Assertiva, Feedback, Evitar Gafes no Trabalho, Falar Bem em Público, Lidar com Estresse).

As 4 práticas do sucesso em marketing
É importante compreender os fatores-chave do marketing que nos permitem adquirir e manter o lucro em nossas empresas.

Uma empresa dos Estados Unidos, a VisionEdge Marketing, Inc. (www.visionedgemarketing.com) identificou quatro fatores que fazem a diferença e representam as melhores práticas de marketing para empresas:

1. Ter um plano de marketing.
2. Ter um orçamento de marketing.
3. Ter pessoas profissionais.
4. Definir e usar as medidas/cálculos que demonstram o impacto do marketing na empresa.


As companhias que aplicam essas ações têm chances maiores de alcançar seus objetivos estratégicos e seu lucro. O estudo realizado pela VisionEdge mostrou que 72% das empresas que responderam à pesquisa têm um plano de marketing; 70% têm um orçamento aprovado e 65% têm recursos fixados para essa prática.

Esperançosamente, esse é o caso da sua empresa. Se não é, prepare-se, pois há muito trabalho a ser feito.

Vamos olhar mais profundamente os quatro componentes, enquanto você revisa a situação de cada um na sua empresa.

1. Ter um plano de marketing

Um plano de marketing serve como um mapa de estrada, que guia a empresa em um determinado caminho. Um bom plano de marketing deve incluir objetivos quantitativos e o conjunto de estratégias, táticas e operações que suportam esses objetivos.

A maioria das empresas já percebeu que, embora sem um plano de marketing, são capazes de efetivar suas atividades, elas não estão necessariamente avançando na direção de seus objetivos estratégicos.

As empresas vencedoras percebem que um plano de marketing é importante, mas também percebem que é essencial que as projeções sejam efetivadas. Um plano projetado, mas não completado, não tem impacto e é um desperdício de tempo e de dinheiro.

Um dos primeiros pontos a serem definidos em seu plano é a definição clara de por que as pessoas deveriam comprar de você e por que você é melhor que seus concorrentes. Desenvolver um posicionamento forte requer o conhecimento do seu público-alvo (seus problemas e necessidades).

Ter um plano de marketing é um bom começo, mas sem os recursos adequados, de pessoas, de tempo e de dinheiro, não serve para nada.

2. Ter um orçamento de marketing

Os melhores profissionais de marketing são aqueles que trabalham com um orçamento e não têm de ficar pedindo dinheiro a todo o momento.
Se você não tem um plano de marketing, provavelmente seja muito arriscado definir um orçamento de marketing. Isso porque o gerente e os profissionais envolvidos não vão ter a mínima idéia para onde devem ir, como devem ir etc.

Mas se você tem um plano de marketing, seu gerente e a equipe poderão trabalhar da melhor forma para que os objetivos definidos sejam alcançados. É responsabilidade deles avaliarem as opções disponíveis, testar para o seu negócio e investir para que haja um retorno lucrativo.

Ter um orçamento também permite que os profissionais trabalhem baseados no longo prazo. Em conseqüência, olhar as questões estratégicas no futuro torna-se mais fácil, porque o recurso financeiro é disponível e alocado especificamente para os esforços de marketing.

Hoje, cada vez mais empresas percebem os benefícios de se ter um orçamento específico para a área de marketing. Há dois anos, apenas 40% das empresas utilizavam essa prática. Hoje, mais de 70% das empresas disponibilizam um orçamento específico.

3. Ter pessoas profissionais

Em muitas companhias, as ações de marketing são lideradas/feitas por funcionários que não são formados em marketing, mas sim por pessoas com experiências anteriores em vendas ou comunicação. E isso, muitas vezes, impede que as empresas alcancem de fato seus objetivos.

Se você realmente quer alcançar resultados com marketing, é preciso que ele seja bem-feito. É preciso fixar recursos, contratar profissionais da área, com o conhecimento e atitude adequada para o seu negócio. É preciso dar a essas pessoas, ferramentas e treinamento interno (conhecimento da empresa e dos seus objetivos estratégicos) para que possam desenvolver uma estratégia lucrativa.

4. Medir e usar os resultados

Pouquíssimas empresas medem o impacto que o marketing tem no alcance dos seus objetivos estratégicos. Muitas companhias não sabem como e onde começar a medir e, depois de medir, como esses resultados deverão ser usados.

Historicamente o cálculo mais comum em marketing era o “número de novos negócios” gerados pelo departamento ou pela ação. Mas é primordial que sejam medidos: a participação de mercado, o valor de um cliente e o valor da marca. Essas medidas deveriam ser identificadas no plano de marketing e imediatamente relacionadas aos objetivos, táticas e estratégia do marketing.

Ou seja: é preciso definir um objetivo para cada um desses aspectos e não somente um objetivo geral. Quanto de participação de mercado você quer? Quantos novos negócios quer gerar? Quanto de valor de marca que agregar? Faça com que o marketing trabalhe para atingir esses objetivos.

A mesma lógica é aplicada para descobrir como melhorar o valor de um cliente, ou seja: quanto tempo ele fica na posição de “seu cliente” e quanto gasta em produtos/serviços. Use os índices de recencia (quão recente foi a compra), freqüência (quantas vezes compra) e valor (quanto é gasto).

Os vencedores também reconhecem que seu trabalho inclui o aumento do valor da marca e incorporam objetivos, estratégias e táticas projetadas para essa finalidade. Eles sabem que uma marca com alto valor possibilita cobrar mais por um produto/serviço; atrai novos negócios; ganha participação de mercado e introduz novas soluções com mais aceitação do mercado.

Mas apenas medir suas ações e resultados, de nada adianta. É preciso que você use essa medição para constantemente melhorar. Se alguma ação não deu certo ou não trouxe o resultado esperado, como evitar isso nas próximas ações? Ou o contrário: se uma ação deu certo e está sendo bastante lucrativa, como multiplicar isso para as outras ações?

Muitas empresas dão lucro, mas poucas sabem realmente por quê. Medir e usar esses resultados para que sua empresa esteja em um ciclo espiral (ou seja, sempre avançando), é mais uma prática que funciona.

Profissionais de sucesso, seja funcionários ou diretores, sabem que têm uma responsabilidade de contribuir para o sucesso estratégico de suas empresas. Eles percebem que o alicerce para um marketing de sucesso envolve a definição de um plano, de um orçamento, de recursos e de medição das ações e resultados.

Se você quiser se juntar ao círculo dos vencedores – ou seja, crescer a base de clientes e a participação de mercado – você precisará de um momento (ou vários) para investir no desenvolvimento dessas quatro práticas.

Elas podem parecer óbvias, mas ainda hoje a maioria das empresas não as considera seriamente. Você não precisa ser uma grande empresa, você não precisa ter 300 funcionários e não precisa ter um orçamento de milhões. Você precisa apenas definir seus objetivos, reservar uma quantia em dinheiro (seja ela qual for), estabelecer recursos e medir resultados.


5 dicas para lidar com a fofoca no trabalho
 A comunicação é uma atividade básica da existência humana. Saber comunicar-se com clareza é algo que poucos conseguem fazer. Quando tratamos de comunicação um tema se destaca: a fofoca.

O ambiente corporativo é altamente favorável para as fofocas ou mais popularmente conhecido como "rádio peão" ou "rádio cipó".

Fofocar ou falar mal dos outros é tão antigo que se perde na história humana, mas no meio profissional é algo que traz prejuízos financeiros e no ambiente. Por isso, escrevo abaixo as dicas para lidar com a fofoca no ambiente de trabalho.

5 DICAS PARA LIDAR COM A FOFOCA

1. ÉTICA - o primeiro passo para evitar a fofoca é pensar o quanto a informação que está sendo passada é verdadeira e se vai acrescentar alguma coisa caso seja passada adiante. Pense: o que vou ganhar com isso? Esta informação trará melhoria no ambiente que estou? Irá favorecer os relacionamentos?

2. REFLITA - sempre que ouvir algo de alguém procure primeiro refletir antes de agir. Há pessoas que repassam informações falsas para criar situações comprometedoras. Quando alguém decide agir sem analisar a veracidade das informações poderá se comprometer ou tirar conclusões erradas.

3. SEJA UM EXEMPLO - quem não quer ser motivo de fofocas não deve fazer fofocas. Evidente que isto não garante que falem mal de mim pelas costas, mas certamente evita muitas situações deste gênero.

4. AFASTE-SE - procure afastar-se das pessoas que você percebe que são fofoqueiras. Além de não acrescentarem nada a você, ainda corre o risco de ser visto como um fofoqueiro(a) também.

5. DISTINÇÃO - saiba distinguir fofoca de informação. Fofoca é tudo aquilo que vem com a intenção de atacar alguém, sem conteúdo ou simplesmente com segundas intenções. Há informações que são trocadas na empresa e não estão classificadas como fofoca. Saber distinguir é importante e para isso você pode voltar para a primeira dica. Pergunte-se: é verdade? Irá acrescentar algo para mim ou para a empresa? Proporcionará melhoria no ambiente?


As 3 Regras da Boa Imagem

Uma imagem qualquer que nossos olhos vêem, nossa mente processa, avalia, filtra e em questões de segundos, através de um processo natural, decide se ela ficará ou não gravada em nosso subconsciente. Uma simples imagem gravada torna-se a informação mais importante que acabamos armazenando em nossa memória a respeito de um determinado acontecimento, lugar, pessoa ou objeto.

Somos guiados pela nossa percepção e com o tempo, aquela informação armazenada, acaba passando de simples referência à algo realmente significante sobre o que tal acontecimento, lugar, pessoa ou objeto representou na ocasião ou ainda representa para nós.

Devemos, portanto, ter muito cuidado com tudo que nós, nossa empresa ou produto possa estar transmitindo, pois é através da comunicação visual, que podemos conquistar facilmente o cliente ou perdendo a oportunidade únicas de estarmos vendendo uma boa imagem daquilo que somos, dos serviços que prestamos ou dos produtos que vendemos. Acabamos descobrindo que a imagem de uma empresa é mais forte do que a própria empresa. Veja a seguir, 3 regras simples, para trabalhar esta imagem, que são na verdade, o segredo do sucesso de muitos profissionais, empresas e produtos:

1.O cartão de visitas é a fachada do seus serviços.

Aquilo que passamos em um cartão de visitas, representa claramente a imagem que as pessoas terão de nossa empresa. Moderna ou antiquada, atualizada ou retrógrada, limpa ou confusa, completa ou remediada , profissional ou amadora. Tudo estará comunicado nas entrelinhas. Quem, por exemplo, não acabou procurando os serviços de um advogado de quem nem se recordava muito bem, mas que algum tempo atrás lhe entregou um cartão de visitas lindíssimo?

2.A fachada é a embalagem de sua empresa.

Ao olharmos a fachada de uma determinada empresa podemos normalmente imaginar claramente qual é o nível de qualidade dos serviços ou produtos por ela oferecidos. O estilo arquitetônico, o cuidado com a comunicação, a eficiência da sinalização, a aparência geral, a localização, a manutenção ou os tipos e a quantidade de carros parados na frente, são signos que fatalmente estarão comunicando aos clientes muito daquilo que uma empresa, uma loja, ou uma escola apresenta no seu interior. Você nunca acabou marcando uma consulta com um médico que você nem conhecia direito, só porque ele atendia em uma clínica moderníssima ou andou comprando em uma loja, só porque a fachada dela era super moderna e encantadora?


3.A Embalagem é o cartão de vista de seu produto.
Cada vez mais os produtos tornam-se parecidos. As lojas e supermercados, estão cada dia maiores, entretanto, já não comportam tamanha diversidade de marcas e produtos. A publicidade por mais que seja forte, é proibitiva à maioria dos produtos nas prateleiras e como já foi provado, é no PDV (ponto-de-venda) que a pessoa decide comprar ou não determinado produto. Dentro deste cenário, a embalagem e o display empenham papeis fundamentais na decisão de compra. Quantas vezes já nos pegamos comprando produtos que muitas vezes nem precisávamos comprar, somente por causa de embalagens atraentes e displays revolucionários?

Os profissionais, empresas e produtos em questão, com certeza, oferecerem uma qualidade real para quem os procura. Essa qualidade não seria tão claramente difundida, mesmo antes de testada, sem uma preocupação estética por trás, ou seja, um bom design aplicado no cartão de visitas, no Interior Design da clínica e da loja e nas embalagens e displays atraentes.

A preocupação e o cuidado de uma empresa ou de um profissional com a sua apresentação visual torna claro seu profissionalismo, seu posicionamento global com a qualidade e é traduzida como uma extensão da qualidade de seus produtos e de seus serviços. Portanto, não subestime seu público e analise como está a aplicação da marca da sua empresa.

Dê uma olhada na fachada de sua loja, na porta de seu escritório, nos impressos, nos uniformes e nas embalagens. Pense: Sua marca é atual? Ela transmite exatamente o que é sua empresa? Ela é padronizada? Apresenta o mesmo desenho e as mesmas cores em todas as suas aplicações? Lembre-se: Você tem apenas uma chance para causar uma boa primeira impressão! 


5 dicas para aprimoramento profissional


Em tempo de mudanças constantes no mundo dos negócios, onde cada vez mais a responsabilidade pelo sucesso profissional está nas mãos de cada funcionário, é preciso investir no próprio aprimoramento.

Para isso, segue abaixo cinco dicas para você praticar e colher os resultados.

1. VISÃO - é preciso ampliar a visão de mercado e das oportunidades existentes. Há pessoas que reclamam dos problemas e outras que os transformam em estímulos para o crescimento. Portanto, procure alternativas em vez de culpados.

2. ESTUDE - o aprimoramento profissional passa diretamente pela educação técnica e comportamental. Não adianta ser excelente em determinada área do conhecimento se não souber trabalhar positivamente em equipe. Prepare-se, leia, estude, participe de cursos, etc.

3. PLANEJE - estabeleça metas pessoais e profissionais. Crie metas / objetivos que estimulem o desenvolvimento de atividades e competências diferentes. O futuro vai exigir cada vez mais profissionais multifuncionais e qualificados.

4. AVALIE - faça análises constantes da sua situação atual. Este item é fundamental para que todas as dicas tenham algum sentido. Crie um sistema próprio de avaliação e estabeleça a disciplina necessária para que este acompanhamento seja efetivo.

5. CORAGEM - tenha coragem para mudar sempre que perceber alguma estagnação ou que seu projeto não está funcionando como esperava. A vida é feita essencialmente de escolhas e, por isso, é fundamental não ter vergonha ou orgulho de mudar quando preciso.

Quem não tem cliente? De alguma forma todos temos clientes. Sejam eles internos ou externos. Cada vez mais é fundamental atender bem seus clientes para alcançar e manter o sucesso pessoal e profissional. Então, abaixo temos cinco dicas para atender bem o cliente e gerar maior confiança nesta relação.

5 DICAS PARA ATENDER BEM O CLIENTE

1. CONHEÇA
- O primeiro passo é saber quem é seu cliente. O que ele quer? Quais suas necessidades? Seus desejos? Isso pode ser feito de diversas maneiras. O mais importante é ter uma visão clara sobre o perfil do seu cliente.

2. OUÇA - Ouvir os clientes é básico para quem quer manter uma relação positiva com eles. Porém, ouvir apenas não basta. É preciso mais. É necessário escutar seu cliente. Ou seja, interpretar o que ele diz e o que ele não diz. É ampliar a percepção.

3. INTERAJA - Há clientes que gostam de falar, outros gostam de ver, e ainda há os que gostam de experimentar. Fique atento a estas características e procure agir conforme cada um. Mantenha uma postura de adaptação ao perfil de cada cliente.

4. POSTURA - Procure manter uma postura positiva diante do cliente. Em muitos casos o cliente se encanta não pelo produto ou serviço, mas pela forma como é atendido. Pessoas que demonstram simpatia, cordialidade e disposição estimulam os clientes a comprar mais ou simplesmente retornar o contato. De modo geral, as pessoas gostam de ambientes agradáveis, onde se sintam bem. A postura de quem atende pode favorecer esta sensação.

5. APRIMORE - Para atender bem seus clientes é necessário estar em constante atualização. Leituras, cursos, auto-avaliação e avaliação dos clientes são formas de aprimorar seu atendimento com foco na melhoria contínua. Descobrir o que os concorrentes ou colegas estão fazendo também é uma boa estratégia de desenvolvimento desta relação. Por isso, seja um eterno aprendiz.
omunicar é uma atividade natural do ser humano e uma necessidade. Através da comunicação nos relacionamos, trabalhamos, expressamos sentimentos, aprendemos e ensinamos, enfim: vivemos. Porém, comunicar de forma assertiva é uma arte.
Veja abaixo as cinco dicas para uma comunicação assertiva no trabalho e nas relações sociais.

5 DICAS PARA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

1. CONHECIMENTO - saiba o que vai falar, antes de sair proferindo palavras e gestos. Pessoas que insistem no "eu acho" tornam-se desacreditadas em pouco tempo. Fale sobre o que você sabe ou tem experiência, mesmo quando for uma opinião.

2. SEJA DIRETO - pessoas que falam, falam, mas não dizem nada, ou simplesmente enrolam também tornam-se péssimos comunicadores. O cuidado é para não ser agressivo. Esta é a diferença entre assertividade e agressividade. A comunicação assertiva é direta ao ponto, sem rodeios, enquanto o agressivo faz julgamento de valor, ataca, impõe suas idéias e informações.

3. CUIDE DA LINGUAGEM - uma das falhas mais comuns na comunicação do dia-a-dia é falar e escrever sem os devidos cuidados com o idioma. Na comunicação falada já é difícil de ouvir determinados erros de linguagem, mas na comunicação escrita é pior ainda. Cuidado.

4. USE A EMPATIA - procure se colocar no lugar do outro. Será que a outra pessoa está entendo o que você comunica? Será que você está tagarelando sem deixar os demais também se comunicarem? Enfim, faça o exercício de pensar como seria estar do outro lado enquanto você se comunica.

5. LINGUAGEM CORPORAL - preste atenção a linguagem corporal. Como sabemos a comunicação é feia basicamente da linguagem falada (escrita e oral) e a corporal. Muitas pessoas não prestam atenção a própria gesticulação e a do outro. Fique atento. Existem diversos sinais que demonstram se a conversa está agradável ou chata. Pesquise a respeito e presta atenção na reação das outras pessoas enquanto se comunica.

Para uma boa comunicação é preciso auto-crítica e uma boa dose de treino. Preste atenção aos outros para aprimorar sua própria maneira de se comunicar.
O feedback é uma das práticas de gestão mais importantes. Pois é através dele que o gestor pode explicar aos funcionários como aprimorar suas habilidades; corrigir desvios de comportamento e de atividades; reforçar as ações corretas; melhorar a motivação e auto-estima das pessoas e das equipes; e orientar sobre o que é esperado, metas e objetivos a alcançar.

Segundo Fela Moscovici, feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento; é comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas.

Para dar e receber feedback com eficácia é necessário sensibilidade e técnicas. Por isso, aponto abaixo cinco dicas para dar feedback e na próxima postagem escreverei sobre como receber o feedback de forma aproveitável.
5 DICAS PARA DAR FEEDBACK

1. SEJA ESPECÍFICO - procure focar comportamentos e atitudes específicas. Evite a generalização. Em vez de dizer: “Sua atitude é negativa”; diga: “Estou preocupado com sua atitude em relação ao trabalho. Você chegou meia hora atrasado para a reunião de ontem e comentou que não havia lido o relatório preliminar sobre o que estávamos discutindo. Hoje você diz que vai sair três horas mais cedo para ir ao dentista”.

2. MANTENHA UMA POSTURA IMPESSOAL - o feedback deve ater-se a tópicos de trabalho. Nunca se devem fazer críticas pessoais por causa de uma ação inadequada. Nunca chame alguém de imbecil ou incompetente, mas aponte de forma direta o erro cometido, sem atacar a pessoa.

3. ESCOLHA O MOMENTO CERTO - o feedback faz mais sentido para o receptor quando é fornecido pouco tempo após o comportamento sobre o qual se espera retorno. Tanto o elogio, quanto a crítica. Não guarde por meses algo importante a dizer. Faça o mais breve possível, estando atendo ao local adequado e pessoas envolvidas.

4. USE MODERADAMENTE - Em geral, as pessoas tem dificuldade em receber feedback. Mesmo o positivo. Sendo assim, procure utilizar esta ferramenta quando realmente tiver algo a dizer, corrigir ou elogiar. O excesso faz com que as pessoas criem mecanismos de defesa e passem a não dar valor.

5. DÊ TEMPO PARA O OUTRO - Em vez de elogiar e criticar tudo ao mesmo tempo, separe claramente o que está bom daquilo que precisa ser melhorado. Dê tempo para a pessoa pensar, refletir e analisar.
 
 Quem nunca cometeu uma gafe levante a mão! Pois é... existem gafes que passam despercebidas, mas há outras que comprometem nossa imagem pessoal e profissional.

Todos estamos sujeitos a erros, gafes e "saias justas", mas é preciso ficar atento para que isso não prejudique sua carreira. Por isso, escrevo abaixo cinco dicas para ajudar você a evitar algumas gafes mais comuns no ambiente corporativo.
5 DICAS PARA EVITAR GAFES NO TRABALHO

1. OBSERVE - um dos motivos comuns para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. O simples fato de ampliar a capacidade de percepção já evita "pisar na bola" no trabalho. Antes de falar alguma coisa ou tomar uma atitude preste atenção ao ambiente. Observe e pense antes de agir.

2. CONHEÇA A CULTURA - qual a cultura da empresa onde você trabalha? O ambiente é mais formal ou informal? As pessoas são mais acessíveis ou distantes? As reuniões são descontraídas ou cheias de regras? Enfim, procure agir de modo a interagir com a cultura da empresa sem tomar ações totalmente desconexas. Para isso, utilize a primeira dica acima.

3. FALE ASSERTIVAMENTE - só fale quando tiver certeza. Pessoas que falam sem precisão ou repletas de achismos cometem mais erros e gafes. Na dúvida ou incerteza não fale nada ou diga que irá buscar mais informações a respeito. Cuidado com o tratamento:
jamais chame os colegas ou clientes de querido, meu bem, benzinho, mano, patrão, etc. A comunicação é fundamental para uma boa imagem corporativa.

4. SEPARE AS COISAS - evite misturar o pessoal com o profissional. Há pessoas que se encantam com o ambiente e as pessoas e provocam situações constrangedoras. Lembre-se que seu objetivo na empresa é o trabalho e não a ampliação de sua rede de amigos. Claro que algumas pessoas irão se tornar naturalmente amigas, mas é importante saber separar as coisas para não comprometer sua imagem. Por isso, nunca trate de assuntos pessoais em público.

5. PERSONALIZE - procure saber o nome das pessoas que atuam na sua empresa. Desde as pessoas que atuam na limpeza, recepção, portaria até os diretores e pessoas de outras áreas. Errar o nome de alguém ou não saber é um gafe simples e que mostra a falta de atenção da pessoa. Trate todos de modo educado, sem distinção de cargos, mas com respeito.
Falar em público é uma atividade cada vez mais corriqueira para empresários, executivos, profissionais liberais, administradores, consultores, palestrantes e o cidadão comum.

5 dicas para falar bem em público

Seja em uma ocasião solene ou em uma reunião de condomínio ou da faculdade, falar em público requer alguns cuidados especiais.

Aponto abaixo cinco dicas úteis para quem precisa falar em público e quer causar uma boa impressão. As dicas não estão em ordem de importância e muito menos são suficientes para uma boa apresentação, mas ajudam a quem está começando ou aprimorar quem já realiza apresentações no cotidiano.


1 - Saiba para quem você vai falar

Quanto mais informações sobre seu público melhor. Tem pessoas que se sentem mais a vontade de falar para gente conhecida. Outros preferem o contrário. O importante é que esta informação poderá fazer com você ajuste sua linguagem, forma de apresentação, exemplos etc. Imagine fazer uma apresentação para um grupo de crianças falando como se estivesse diante de adultos.


2 - Informe-se sobre o local

Tão importante quanto o item anterior, saber como é o local onde fará sua apresentação ajuda a adequar o uso de recursos, vestimenta, atividades etc. Você já viu pessoas que não sabem falar atrás de um púlpito? Espaço pequeno ou grande? Dá para se movimentar ou tem que ficar parado? Sentado ou em pé? Há diversas possibilidades e quanto mais você souber a respeito mais fácil controlar estas variáveis.


3 - Saiba o que vai falar


Um bom conteúdo é fundamental para uma apresentação de sucesso. Prepare-se pesquisando, estudando, aprimorando o conhecimento sobre o que irá falar. Há aqueles que acreditam que o improviso é o mais importante. Errado. O improviso deve ser o último recurso. Mesmo para improvisar é preciso ter preparo, conhecimento, bagagem. O improviso pode tornar uma apresentação rasa e desinteressar o público.


4 - Use o humor corretamente
Usar humor de forma adequada torna uma apresentação leve, agradável. Humor não significa contar piada ou fazer as pessoas rirem o tempo todo. Aqueles que tentam fazer graça com frequência acabam tornando a apresentação fútil e podem ser inoportunos. Ajuste esta característica para cada público, como já foi comentado na primeira dica.


5 - Treine, treine, treine

Não há apresentação de sucesso que aconteça sem algum preparo anterior. Por isso, aproveite todas as oportunidades que tiver de falar em público para se expressar. Tome cuidado para não exagerar, claro. Mas treine antes diante de um espelho ou sozinho(a). Treine com uma pessoa assistindo e opinando. Faça cursos de aprimoramento e treine, treine, treine.

 5 dicas para lidar com o estresse 
O estresse é um fenômeno cada vez mais presente em nossas vidas. Quem mora nas grandes cidades está muito mais sujeito a situações estressantes, mas não é exclusividade. O mundo moderno propicia momentos de estresse em qualquer local, idade, situação financeira etc.

De forma muito resumida podemos definir o estresse como toda pressão que altera o estado de equilíbrio. Por isso, o estresse pode ser positivo ou negativo. Geralmente é associado ao fator negativo e é sobre este aspecto que vou passar 5 dicas para lidar com o estresse.



1. IDENTIFIQUE - o primeiro passo importante é saber as principais causas do estresse. O que faz com que você fique mais irritado(a), tenso(a), nervoso(a) no dia-a-dia? Quais são as coisas que tiram você do sério? Faça uma lista destas situações cotidianas.

2. MUDE
- com sua lista em mãos o próximo passo é fazer algumas mudanças em seus hábitos. Procure agir de forma diferente frente as situações estressantes. Mude algumas rotinas para buscar mais equilibrio.

3. CUIDE-SE - procure dar mais atenção a suas necessidades e vontades, pois muitas vezes o que dispara uma situação de estresse é tentar fazer tudo pelos outros ou agradar os demais. Pense em você em primeiro lugar tentando encontrar situações e coisas que propiciem maior prazer e satisfação a você.

4. VIDA SAUDÁVEL - ter uma vida saudável significa cuidar da saúde física, mental, relacional, emocional e espiritual. Tente realizar atividades variadas tanto em todos estes aspectos, lembrando que quando nos concentramos em apenas uma ou duas delas o estresse tem mais chance de aparecer ou permanecer. Distribua seu tempo de forma adequada para fazer muitas coisas diferentes.

5. MEDITE
- a meditação é uma atividade que está se tornando cada vez mais popular. Atualmente existem escolas, academias e outros locais que ensinam a meditar de diferentes formas. Oriente-se a respeito e busque aquela que mais se ajusta ao seu padrão de vida e estilo pessoal. Com o tempo a prática da meditação irá acrescentar maior controle do estresse e qualidade de vida.
Fontes:
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/5_dicas_para_lidar_com_a_fofoca_no_trabalho.htm; http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/3_regras_da_boa_imagem.htm; http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/4_praticas_de_sucesso_em_marketing.htm;
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos2/5_dicas_para_aprimoramento_profissional.htm
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos2/5_dicas_para_atender_bem_o_cliente.htm
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos2/5_dicas_para_comunicacao_assertiva.htm
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos2/5_dicas_para_dar_feedback.htm
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos2/5_dicas_para_evitar_gafes_no_trabalho.
htttp://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/5_dicas_para_falar_bem_em_publico.htm

Um comentário:

  1. Essas dicas são ótimas, ainda mais se forem absorvidas para além da vida profissional e levada para a pessoal.

    ResponderExcluir