Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

Copa do Mundo traz as maiores campanhas de marketing da história

No último post falamos sobre a campanha de comunicação da adidas para a Copa do Mundo aqui no Brasil, que, segundo a empresa, é a maior já realizada no país. Mas este não é um movimento local ou só da adidas. As grandes empresas do mundo nunca investiram tanto em marketing e publicidade como nesta edição do torneio. Coca-Cola e Nike também disseram ao AdAge que a Copa da África será o maior evento esportivo da história, superando a Olimpíadas de Pequim, de 2008.
Para os especialistas do mercado ouvidos pela publicação, esta Copa traz características únicas, além do fato de o futebol despertar um maior interesse nas pessoas do que os Jogos Olímpicos, como o ineditismo do continente africano recebendo uma competição deste porte. Por tudo isso que cada um dos patrocinadores oficiais da Fifa pagou mais de US$ 40 milhões por este título.
Para a Nike este é “o evento esportivo número do mundo”. Para  Coca, trata-se da maior campanha publicitária global da história da empresa em torno de um tema. O filme que mostra a alegria no momento de celebrar um gol, está sendo veiculado em mais de 120 países, 17 línguas e ainda conta com milhares de versões feitas pelo próprio público no YouTube.
Visa e Inbev, dois dos patrocinadores oficiais da Fifa, também estão com milionárias campanhas globais ligadas ao futebol e a Copa do Mundo. A já citada adidas e o McDonalds idem, mas no caso da rede de fast-food cada mercado está sendo trabalhado de uma maneira, com destaque para as ações de responsabilidade social no país sede.
O problema para a Fifa é coibir que outras empresas, que não pagaram fortunas para ser um patrocinador oficial, não se aproveitem da situação para realizar as campanhas, o que causaria um prejuízo para a Fifa em futuras negociações com seus parceiros. Uma tarefa quase impossível, mesmo que em 2006, mais de 3300 advertências por quebra de direitos foram registradas em 84 países.

Fonte:
http://jogodenegocios.blog.terra.com.br/2010/05/17/copa-do-mundo-traz-as-maiores-campanhas-de-marketing-da-historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário